domingo, 18 de novembro de 2007

Bauru, Cidade sem Limites

As fotos iniciais não foram muito além da área Central e adjacencias. Indo em direção às bordas da cidade encontrei o legado maior da BAURU CIDADE SEM LIMITES... a partir da década de 60, a cidade adotou esse SLOGAN de progresso e desenvolvimento, mas na prática a Cidade Sem Limites foi uma Cidades sem leis ou regulamentações (sobre o parcelamento do solo), a terra de ninguém.

Movidos pela imagem do Progresso, os proprietários lotevam terrenos distantes sem prover qualquer infra-estrutura (pavimento, aguas e esgoto ou rede elétrica), que ficavam a cargo da prefeitura. O movimento era simples: esperar a prefeitura levar a infra-estrutura valorizava as terras não ocupadas entre Bairro e Centro, que muitas vezes eram do mesmo loteador.

A prefeitura, é claro, não conseguia acompanhar este movimento. Somente em 1979, a Lei Federal 6766 passou a exigir o mínimo para aprovação de loteamentos (porcentagens de área verde e área institucional). Na prática, demorou até meados dos anos 90 (100 anos de história) para que a prefeitura de Bauru conseguisse que os loteadores entregassem ruas asfaltadas, rede de água e esgoto, e postes para a rede elétrica em seus empreendimentos, para que estes fossem aprovados.

até aí, era tarde demais. A cidade já estava "crescida", fragmentada, e com um passivo que mesmo em 2007, ainda é de 350km de ruas sem asfalto, (a mesma distancia bauru - são paulo).

O interessante ao aproximar esses bairros, foi descobrir que não só não havia asfalto, como muitos continuam com taxas de ocupação em volta de 50%, ou seja, não só as ruas são de terra, mas os lotes também.
















imagem de um bairro dos muitos sem asfalto.. onde a não só as ruas nao terminaram o processo de urbanização, como as quadras tb nao foram ocupadas... o bairro em questão é o Sta. Edwirges, e foi loteado na década de 1950.


















os bairros na mesma condição, isolados a partir das imagens do Google Earth. as fotos sao de 2005.


















os bairros de terra, e os fundos de vale... são poucas as ligações bairro centro, dificultada pelos fundos de vale, e menos ainda bairro-bairro.



















os "bairros de terra" em relação a malha urbana
























as duas ultimas imagens: um comparativo gráfico entre a área dos bairros "de terra" e dos demais bairros.

Nenhum comentário: